RSS

PARA VOCÊ QUE TANTO AMAMOS!

30 ago

Lendo o caderno “CULTURA & LAZER do nosso DIÁRIO DE ILHÉUS, deparei-me com um TEXTO maravilhoso, escrito pela SRA. ANA VIRGÍNIA SANTIAGO, o qual passo a reproduzir na íntegra, para que TODOS tomem conhecimento.

Mesmo contra a minha vontade, talvez por saudosismo, revejo fotos, relembro depoimentos, aguço meus sentidos para os contares de quem tanto amou você… Escuto e calo.

Talvez por estar com você, que tanto amamos, no dia a dia, sofrendo com sua feridas, chorando por estar diariamente desprezada, faço comparações…

O que aconteceu com sua paisagem, amada?

O que aconteceu com seus prédios bonitos, antigos, não velhos!, e com tanas histórias?

Em que momento a memória foi banida de nós que vivemos com você?

O que passou por algumas “cabeças” ( ah! Como fluem os pensamentos de cabeças que, por mágica, aparecem e se instalam em seu chão?!) com os desviados projetos ao ( de ) embelezarem você?

Que braços fortes transportaram alguns leõezinhos de mármore que povoaram  nossos lazeres de infância e ninguém mais os encontrou?

EM QUE "JAULA" FOI PARAR NOSSOS LEÕES!

Como eram mais bonitas aquelas  tardes com gritos e risos de infantes que ainda tinham na imensa árvore limite entre o lendário Vesúvio e a Catedral ( outro espaço modificado… ) para a brincadeira de esconde-esconde? 

Cadê os risos?

Penso em você, que tanto amamos, e em tantas crianças que, naqueles momentos de lazer e felicidade, desconheciam que na vida acontecem paralisações, desvios, contornos, derrubadas… 

PRAÇA CEL.PESSOA

Ah! Como sinto falta de você, que amamos tanto!

Da tradicional “avenida” com suas amendoeiras, seus tradicionais bancos sinuosos, testemunhas de tantas vidas que por ali ficavam, principalmente em férias de verão!

Cadê a sua história, cadê a sua memória, amada que tanto amamos?!

Em que momento á vida parou para quem herdou as gavetas afetivas e não as abrem mais? Elas guardam ( ou guardavam )  os manuscritos, as fotos amareladas com o tempo e tão importantes e os desejos de não perecerem?

Busco você nas ruas limpas, nas árvores que enfeitavam as ruas, nos passeios de minha infância ( até de adolescência ), dos jardins encantados que nos faziam parar para admirar as formas definidas pelas mãos dos jardineiros da Prefeitura? 

E as praças? Ah! As suas praças…

Saudosa delas, das pessoas que sabiam respeitar os outros, de quem as freqüentavam por outros motivos.

Saudades dos imensos feitos e dos idealistas que foram brilhantes e estimularam outros seres ao caminho de benfeitores iluminados. Saudades de sua essência, da memória, da história! 

Saudades da praça e da sua história homenageando Rui Barbosa, o homem que acreditou nos moços e escreveu sua oração? Cadê a homenagem justa? 

PRAÇA RUY BARBOSA - ERA ASSIM!

ELA FOI TRANSFORMADA NISSO!

FOI TRANSFORMADA NESTA VERGONHA!

Cadê a substituição dos imensos pinheiros dessa praça, meu DEUS?!

Por que não voltar à história, dizer às crianças sobre os homens daqui e os que aqui chegaram e tanto fizeram e que precisam deixar a continuidade em seus ideais?

Por que não limpar as, TRAIÇÕES, os ESQUECIMENTOS, os RESPONSÁVEIS PELOS MONUMENTOS DERRUBADOS, OS TESOUROS DA CIDADE ROUBADOS, OS CANALHAS QUE SE LOCUPLETAM DE ARTIFÍCIOS E CONTINUAM DIZIMANDO SUA ESSÊNCIA amada que tanto amamos? ( Grifo nosso).

Que possamos enaltecer os homens daqui e os que chegaram com propósitos de construção sérios e não visam apenas usufruir de você, amada que está tão maltratada? 

PRAÇA RUY BARBOSA

PRAÇA. CEL.PESSOA

ASFALTO DANIFICADO

RUA DA LINHA - CENTRO DE ILHÉUS!

Precisamos GRITAR… PEDIR POR VOCÊ… acordar pessoas de bem que estão sendo esquecidas, tanger os ESPERTALHÕES QUE DANIICAM A NOSSA AMADA ILHÉUS!

PRECISAMOS FAZER!

Ana Virginia Santiago

 

2 Respostas para “PARA VOCÊ QUE TANTO AMAMOS!

  1. marlove Quadros

    23 de outubro de 2011 at 1:01 PM

    Parabéns Ana Virgínia por fazer ecoar o grito que sufoca nossas gargantas. .Marlove Quadros

     
    • CorreiaNeles

      30 de outubro de 2011 at 11:56 PM

      Marlove, muito obrigado pela sua participação e pelo seu comentário. Desculpa pela demora em aprovar seu comentário, é que tivemos problemas como o servidor.

       

Deixe um comentário