RSS

OS INVASORES DA RUA DO MOSQUITO SAEM PARA OCUPAR A INVASÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO, BOSQUE VERDE

15 mar

Matéria publicada no blog FOTOSSINTESE

Por Ed Ferreira
O propósito do projeto seria retirar as famílias invasoras da área de APP(Área de Preservação Permanente), no manguezal da entrada da cidade para um lugar de melhor qualidade e com segurança. Estas famílias iniciaram a invasão no governo do ex-prefeito Jabes Ribeiro e foram ajudadas por candidatos a vereador que trocavam votos por caminhões de aterros. 

Através do projeto Minha Casa Minha Vida do Governo Federal, surgiu a oportunidade de solucionar este problema que se arrastava por mais de vinte anos e que nenhum governo conseguiu resolver, no entanto a equipe que coordenou a seleção da área não atentou que o município existem centenas de hectares propícios à construção de projetos deste nível, a exemplo da área entre Ilhéus e Itabuna que hoje é sem dúvida a área de vocação para expansão urbana.
 Falta de respeito com a população menos privilegiadas

De acordo com os dados divulgados pela da assessoria de comunicação do município, há no total 272 famílias das ruas do Mosquito e Banbuzal que serão beneficiadas com as novas residências que estão sendo construídas no Condomínio Bosque Verde. A obra utiliza recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e faz parte do Programa de Prioridade de Investimento, através da intervenção em favelas. Acredito que o Governo Federal não tem conhecimento do local alternativo. Caberia aos órgãos Federais, principalmente ao IBAMA e o Ministério Publico Federal, que só tem olhos para o Porto Sul, e deixam passar diante dos olhos aberrações desta ordem.
 
A grande desculpa é um argumento que do meu ponto de vista é discriminatório: “O local é melhor tem infraestrutura completa, incluindo de saneamento básico, rede de águas, drenagem pluvial, contenção de encostas, pavimentação de ruas e até uma ciclovia. “Cada casa mede 32 metros quadrados e possui dois quartos, sala, cozinha, banheiro e cerca de mais 100 metros quadrados de área na frente e fundos”. Ótimo, mas que fosse em um lugar seguro e que não desrespeitassem as leis estabelecidas, construções em áreas consideradas de preservação permanente.

 

3 Respostas para “OS INVASORES DA RUA DO MOSQUITO SAEM PARA OCUPAR A INVASÃO OFICIAL DO MUNICÍPIO, BOSQUE VERDE

  1. F. Pires

    16 de março de 2012 at 8:22 PM

    Se o propósito principal deste projeto, era a retirada das “famílias invasoras” da Área de Preservação Permanente e que se encontram a “residir” no manguezal situado à entrada da Cidade no sentido Ilhéus-Itabuna, porque razão, as “novas casas” (com medições ínfimas para qualquer tipo de família, só 32 metros quadrados de área coberta e cada uma com 100 m2 de logradouro, um absurdo, não acham?) estão sendo implantadas numa outra Área de Preservação Permanente e muito perto da referida “favela”? De fato, caberia ao IBAMA, ao Ministério Público Federal e a outras Instituições Federais, a prévia fiscalização do local, da área e da zona onde o Município indicou para se proceder à construção civil de mais este projeto do Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal e só depois de aprovado, é que se faria tal procedimento (construção), sabendo todos nós que, há muitos terrenos da Prefeitura de Ilhéus com melhores condições e mais bem servidos de, todas as infraestruturas necessárias para se viver melhor e com maior qualidade de vida, com segurança, ensino, postos de saúde, transportes colectivos, comércios locais e de lazer, para se proceder e aderir a este Projeto do Minha Casa Minha Vida, para famílias que sempre foram carenciadas e pelos vistos, continuarão a sê-lo (ali continuará a faltar-lhes tudo e em vez de ser o Minha Casa Minha Vida, irá ser o “Minha Casa… Minha Dívida!!!” como se diz “à boca cheia” por este Brasil…zão todo).
    PS: Quanto aos Órgãos Federais que, “só têm olhos” para, o Porto Sul, a FIOL, a duplicação da via Ilhéus-Itabuna, a Nova Ponte Ilhéus-Pontal e outras grandes obras “já anunciadas”, acho que nem vale a pena se preocuparem, pois que NADA irá acontecer (é normal estes anúncios em ano eleitoral e a troca de VOTOS (com orações e tudo o mais que os “políticos” sabem fazer, nestas alturas e para continuarem a enganar o eleitorado) por Caminhões de Aterro, materiais de construção e outras promessas, vai continuar por muito mais tempo, pelo menos até o Povo ser mais instruído e com maiores conhecimentos. Os Partidos Políticos têm muitas culpas nisto.).

     
  2. paulo evangelista

    19 de março de 2012 at 8:16 PM

    vc ta de parabens correia

     
    • CorreiaNeles

      20 de março de 2012 at 3:35 PM

      Valeu Paulo pela sua participação e pelo seu comentário.

       

Deixe um comentário