RSS

Arquivo diário: 9 de março de 2012

O REFÉM

EDITORIAL:

Chico Andrade é cientista político

O REFÉM

Nos idos de 2007, quando a mediocridade, o dinamismo dos carbonários e o plutocratismo atingiram o seu auge em Ilhéus, a sociedade conferiu notória credibilidade a Newton Lima Silva. Iniciando o período pós Valderico Reis, que por dois anos e meio desenhou a anatomia de um desastre na administração do município, Newton adquiriu o apoio do legislativo e aliançou a esse importante apoio a tolerância dos Ilheenses, que satisfeitos com o seu curto período como gestor de uma cidade que anteriormente agonizava, o reelegeram em 2008.

Contudo, a atual gestão do município entra para a história como um período decepcionante, no qual a quase totalidade do povo acreditou que seria de grandes realizações, e que se revelou um momento da história em que as realizações ficaram muito aquém do que se esperava. A entrevista concedida por Carlos Freitas ao blogueiro Antonio Correia, admirável personalidade de nossa amada Ilhéus, e que me concedeu a honra de escrever o editorial de seu site hoje, é tão reveladora quanto angustiante.

Carlos Freitas, o ex secretário que ousou acreditar que seu trabalho construiria o futuro de Ilhéus, e que se tornou um ícone do governo do hoje petista Newton Lima, revela a existência de uma banda podre atuando livremente na prefeitura, critica as piranhas devoradoras de recursos públicos que, ao desaguar nos imensos rios de corrupção existentes, levaram a sociedade ao caos e ao previsto processo de disartria, e expõe a incompetência de diversos secretários, dentre os quais estão incluídos personalidades que, segundo Carlos Freitas, promoveram de desvio de verbas a indústria de multas em Ilhéus.

Lamentavelmente, o retrato nefasto de um governo tão inconseqüente quanto enfraquecido, realizado por Carlos Freitas, é compartilhado pela ampla maioria da sociedade ilheense nos dias atuais. Newton Lima, que em sua trajetória de vida sempre foi admirado, enquanto prefeito foi solapado pelas personalidades que atraiu para junto de si. O prefeito representa, no atual cenário político ilheense, uma peça nula no complexo jogo estabelecido no xadrez da sucessão municipal. Parece estar no cargo da mesma forma como entrou: Sem querer e, acima de tudo, sem prazer algum. Tal fato, amigos leitores, talvez explique a inexpressividade de suas ações. É sabido que, enquanto o prefeito soluciona questões de menor importância, o sexto andar, ocupado pelo secretário Bahia, vive lotado de secretários a espera de soluções para problemas cuja solução deve, ao menos teoricamente, passar por suas pastas. Refém de personalidades que em nada orgulham os Ilheenses, resta a Newton apenas esperar por sua liberação do cruel e fantasmagórico cativeiro em que se encontra.

Chico Andrade é Geógrafo, professor, escritor e Cientista político.

 

BOMBA ! BOMBA ! BESSINHA MOSTRA RELAÇÃO ENTRE PMDB E PT

COLUNA DO PAULO HENRIQUE AMORIM

Como se sabe, Bessinha é o melhor analista político do Brasil.

Desta vez, ele revela os detalhes da relação entre PMDB e PT.

 

TEMPESTADE SOLAR QUE ATINGIU A TERRA CRIA AURORA BOREAL NO CANADÁ

Cenário encantou caminhoneiros que atravessavam estradas de gelo.

Fenômeno pôde ser visto na região de Yellowknife.

 Do G1, em São Paulo

A maior tempestade solar em cinco anos a atingir a Terra pode ter causado preocupação, mas também provocou cenários espetaculares pelo mundo. A enorme onda de radiação na atmosfera criou um brilhante show da aurora boreal perto de Yellowknife, no Canadá, na quinta-feira (8). (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)A maior tempestade solar em cinco anos a atingir a Terra pode ter causado preocupação, mas também provocou cenários espetaculares pelo mundo. A enorme onda de radiação na atmosfera criou um brilhante show da aurora boreal perto de Yellowknife, no Canadá, na quinta-feira (8). (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)

Caminhoneiros que regressavam das minas de diamantes que ficam na região puderam apreciar o fenômeno de perto, durante o período noturno, a partir de uma estrada de gelo numa área de grandes lagos. (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)Caminhoneiros que regressavam das minas de diamantes que ficam na região puderam apreciar o fenômeno de perto, durante o período noturno, a partir de uma estrada de gelo numa área de grandes lagos. (Foto: The Canadian Press / Bill Braden / AP Photo)

 

IRRESPONSABILIDADE FAZ MAIS UMA VÍTIMA NO TRÂNSITO NA CIDADE DE ILHÉUS

I

Todos nós sabemos que a maioria dos “MOTOQUEIROS” são irresponsáveis e não respeitam absolutamente NADA. Ultrapassam pela direita, invadem os sinais, jogam suas motos em cima dos carros e praticam as maiores barbaridades, não respeitando as leis de trânsito. Continue lendo

 

CARIOCAS VEEM CONTA DE LUZ DOBRAR NO VERÃO.

SAIBA COMO ECONOMIZAR COM O AR-CONDICIONADO 


Época mais quente do ano exige conforto que pesa no bolso

Bruno Rousso, do R7

Verão no Rio de Janeiro é sinônimo de céu azul e muita praia. Mas o “maçarico” que parece ligado durante grande parte dos dias tem preço alto. A elevação da temperatura, que não raramente beira os 40º C, impulsiona em larga escala o uso de ar-condicionado e resulta em aumento significativo nos valores das contas de luz – geralmente o dobro. Comparado a outros eletrodomésticos, os aparelhos que driblam aquele calorão abafado e confortam os sonos representam cerca de 45% do consumo de energia nesta época do ano, segundo a Light, concessionária responsável pela distribuição na cidade.

Balanços divulgados anualmente pelo ONS (Operador Nacional do Sistema) indicam que em junho, mês que se divide entre outono e inverno, a energia gerada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste é de aproximadamente 32.000 megawatts. Em fevereiro, no auge da estação do sol, a geração de energia supera os 37.000 megawatts. O aumento de aproximadamente 17% seria suficiente para abastecer por 30 dias uma cidade com pelo menos 6,5 milhões de habitantes, como o próprio Rio. Continue lendo

 

TEMER AVISA A DILMA QUE SEM DIÁLOGO, GOVERNO SERÁ DERROTADO NA VOTAÇÃO DO CÓDIGO FLORESTAL

Dilma Rousseff teve uma longa conversa com seu vice, Michel Temer, nesta quinta-feira (8). Reuniram-se sob os efeitos do curto-circuito que ameaça eletrocutar as relações do governo com os partidos que integram seu condomínio.

A certa altura, falaram sobre o Código Florestal, uma nova encrenca esperando para acontecer na Câmara. Temer avisou a Dilma que o governo sofrerá nova derrota legislativa caso não aceite negociar. Continue lendo